Home Catálogo Editora Na mídia Originais Lista de preços Escritório do editor Contato Compra de livros Escritório do editor Escritório do editor Fricções Siga a Ficções no Twitter
Ficções Editora
C A T Á L O G O

Clara Schumann
Compositora x Mulher de Compositor

Eliana Monteiro da Silva

Biografia/Música

ISBN (PAPEL): 9788562226083
Formato: 16 X 23 cm
Páginas: 112 / com fotos, desenhos e partituras<
Ano: 2011
Peso: 200 gr
Projeto gráfico: Alonso Alvarez
As fotos que ilustram o livro foram gentilmente cedidas pela Robert-Schumann-Haus Zwickau, através de Mrs. Dr. Hrosvith Dahmen

Ilustrações: Maracy Sampaio
Edição de partituras: André de Cillo Rodrigues

Capa

Comprar já!

IMAGENS DA CAPA: FRENTE | 4ª CAPA | ABERTA
SOBRE A AUTORA

Bookmark and Share




Leia um trecho do livro
Em PDF





A história de amor de Clara e Robert assemelha-se à tragédia shakesperiana de Romeu e Julieta, pela proibição imposta pelo pai de Clara, Friedrich Wieck. Não obstante, os dois namorados uniram-se pelo casamento, após vencerem uma batalha judicial contra Wieck que durou mais de um ano. Por tudo isto, Clara Schumann tornou-se conhecida do público atual através das biografias de seu marido Robert Schumann, ou seja, como mulher de compositor. Este livro procura resgatar a figura da pianista e compositora Clara Schumann, para que se torne conhecido um outro lado da mulher forte e corajosa que lutou para ter a seu lado o homem que amava: o da profissional competente e criativa.

SINOPSE



A HISTÓRIA DE AMOR DE CLARA E ROBERT ASSEMELHA-SE À TRAGÉDIA SHAKESPERIANA DE ROMEU E JULIETA, PELA PROIBIÇÃO IMPOSTA PELO PAI DE CLARA


Não sei quando descobri Clara Schumann. Penso que o contato que tive com grandes mulheres, no decorrer de minha trajetória, levou-me a conhecê-la como personagem. E a escassez de material informativo a respeito da contribuição que tantas delas prestaram à música erudita levou-me a procurá-la, e a buscar indícios de sua passagem em sua obra.

Clara Schumann foi compositora, concertista, esposa e mãe de oito filhos do compositor Robert Schumann. Teve, em vida, êxito e fama internacionais, além de ter suas composições editadas, apreciadas e apresentadas por diversos músicos da Europa. Sua atuação como intérprete – Clara era considerada a maior pianista de sua época – lhe possibilitou ganhar dinheiro suficiente para manter-se, e aos filhos, depois da internação e morte de Schumann, em 1856. Mas para ter seu nome sempre entre os maiores virtuosos do mundo ocidental, Clara Schumann abdicou de sua carreira como compositora e assumiu uma verdadeira maratona de turnês de concertos.

A história de amor de Clara e Robert assemelha-se à tragédia shakesperiana de Romeu e Julieta, pela proibição imposta pelo pai de Clara, Friedrich Wieck. Não obstante, os dois namorados uniram-se pelo casamento, após vencerem uma batalha judicial contra Wieck que durou mais de um ano. Por tudo isto, Clara Schumann tornou-se conhecida do público atual através das biografias de seu marido Robert Schumann, ou seja, como mulher de compositor.

Neste livro procurei resgatar a figura da pianista e compositora Clara Schumann, para que se torne conhecido um outro lado da mulher forte e corajosa que lutou para ter a seu lado o homem que amava: o da profissional competente e criativa. E adotei como fonte principal de pesquisa o livro de Nancy B. Reich, intitulado Clara Schumann: the artist and the woman, por reunir informações precisas e atualizadas sobre a compositora, tanto no que diz respeito aos fatos da vida de Clara como de sua atuação profissional. Eu mesma me ocupei desta e de todas as traduções presentes no trabalho.

ORELHAS


NESTE LIVRO PROCUREI RESGATAR A FIGURA DA PIANISTA E COMPOSITORA CLARA SCHUMANN, PARA QUE SE TORNE CONHECIDO UM OUTRO LADO DA MULHER FORTE E CORAJOSA QUE LUTOU PARA TER A SEU LADO O HOMEM QUE AMAVA



Recital Clara Schumann

Clara Schumann por Eliana Monteiro da Silva
Trecho da apresentação do recital "Clara Schumann", por Eliana Monteiro da Silva, no lançamento do livro "Clara Schumann: Compositora x Mulher de Compositor", Ficções Editora, na Livraria Cultura Villa-Lobos, 06/04/2011



Eliana Monteiro da Silva é pianista, mestre e doutoranda em Música pela ECA-USP. Nasceu em São Paulo, em 27/10/1962. Sua mãe foi professora primária e seu pai, já falecido, era engenheiro civil. Eles eram divorciados e Eliana morava com sua mãe, duas irmãs e um irmão – todos mais velhos. As irmãs de Eliana também abriram-lhe o caminho para as artes: a mais velha, Maracy, formou-se artista plástica; e a do meio, Mônica, é bailarina.

Eliana sempre gostou de música: sua avó materna, Xandita, tocava piano muito bem, e em sua casa passavam sempre sua tia Maria Alice e sua prima Jeanne, ambas pianistas amadoras.
Outra paixão de Eliana eram os livros: seu avô materno, Francisco Pereira de Almeida Jr., era poeta e escrevia no jornal “A Folha de Londrina”. Também foi autor da letra do Hino a Londrina.
Quando tinha 7 anos, sua tia Maria Alice a ouviu tocar a célebre Pour Elise (de Beethoven), de ouvido. Então pediu à sua mãe permissão para encaminhá-la à Profª Walkyria Passos Claro, para que iniciasse seus estudos do instrumento. Aos 15 tornou-se sua assistente, dando aulas de piano e Educação Musical na Escala Atividades Musicais, e depois lecionou em outras escolas.
Desde então Eliana vem dando aulas, se apresentando em recitais solo, e de câmara (manteve um duo de piano e flauta por muitos anos com Ana Elisa Colomar, além de tocar esporadicamente com outros músicos). Atualmente toca também a 4 mãos com o pianista Eduardo Nakaguma.

Eliana se casou com Mário Sergio aos 22 anos, e tem 2 filhas que também tocam piano. Sua casa é uma sinfonia constante!

A preocupação com a postura da sociedade em relação ao trabalho intelectual da mulher nasceu de seu convívio com as filhas, os alunos, e as novas gerações em geral.
Com este livro, que resgata a vida e a obra de Clara Schumann, Eliana pretende incentivar outros escritores, músicos e pesquisadores a estudar e divulgar obras de mulheres que permanecem no ostracismo.

A AUTORA

Reprodução




PARA COMPRAR ESTE LIVRO

Escolha uma opção abaixo.



PAGUOL / FICÇÕES EDITORA
Compra direta com a editora: frete grátis e envio imediato! Clique no botão ao lado: rápido, fácil e seguro!



Clique aqui para comprar no Submarino

Clique aqui para comprar na Americanas

Clique aqui para comprar na Livraria Cultura

Versão E-Book na Saraiva

Clique aqui para comprar na Livraria Travessa

Clique aqui para comprar na Livraria Martins Fontes





Na Praça da Sé, SP


TAMBÉM NAS MELHORES LIVRARIAS
Ou encomende em qualquer livraria.



Clique aqui para comprar na Livraria Cultura

Versão E-Book na Apple

Versão E-Book na Saraiva

Versão E-Book na Amazon

Versão E-Book na Kobo

Versão E-Book na Livraria da FOLHA

Clique aqui para comprar na Livraria Travessa


VERSÃO DIGITAL (E-BOOK)



VOLTA SOBE
FICÇÕES - Porque a vida não basta