Home Catálogo Editora Na mídia Originais Lista de preços Escritório do editor Contato Compra de livros Escritório do editor Escritório do editor Fricções Siga a Ficções no Twitter
Ficções Editora
MEMÓRIA DAS ÁGUAS... RIO PARAÍBA DO SUL
Núcleo de Aquarelistas / ABA

Capa sobre aquarela de Sima Woiler


Um tributo ao Rio Paraíba do Sul sob o olhar e os pincéis do Núcleo de Aquarelistas / ABA


     O projeto Memória das Águas começou em 2006, no mês de novembro, no dia mundial da aquarela. Sob as pinceladas dos artistas do núcleo de aquarelistas, o Rio Paraíba do Sul foi retratado em sua paisagem, movimentos e curvas, pois o projeto tem como objetivo registrar o rio na sua essência e nas cidades que o margeiam por meio do contato vivo com a natureza que o cerca.

     A coordenação do projeto Memória das Águas está por conta das artistas plásticas Iole Di Natale e Silvia Raso, pois acreditam na preservação da memória histórica do vale do Rio Paraíba do Sul.



Algumas fotos:






     O núcleo de aquarelistas iniciou o registro do Rio Paraíba do Sul, na cidade de Jacareí portal do vale do Paraíba, no ano 2006. Em 2009 o projeto continuou por duas novas cidades, Paraibuna no mês de março, Guararema no mês maio e seguirá para Cunha no mês de novembro.

     Os artistas do núcleo passam em media três dias em cada cidade e ao final do terceiro dia acontece uma exposição conscientizando a população da importância da preservação das águas do Rio Paraíba do Sul.

     Já em 2010, o projeto passará pelas cidades de Pindamonhangaba e Taubaté nos meses de março e maio, no segundo semestre haverá uma exposição com o catalogo completo das obras dos artistas do projeto.

     O Núcleo de Aquarelistas esteve presente nos dias 27, 28 e 29 de março na cidade de Paraibuna, cidade nascente do Rio Paraíba do Sul. A exposição aconteceu no dia 28 no coreto da cidade.



Algumas aquarelas:





O Núcleo de Aquarelistas


     O Núcleo de Aquarelistas foi criado em 1987, pela artista plástica Iole Di Natale, coordenadora do grupo que apóia, congrega, incentiva e promove a divulgação dos profissionais da Aquarela; tem como objetivo a expansão, pesquisa e intercâmbio dessa arte, através de exposições, cursos, workshops, palestras, pesquisa histórica e do aprofundamento técnico-educacional e da interação cultural divulgando assim, a aquarela como lugar pictórico e a poética individual de cada um dos seus integrantes. Desta forma torna possível que cada aquarelista também possa ser um agente gerador de interesse pela aquarela de novos grupos de trabalho.

     O Núcleo de Aquarelistas / ABA já participou de diversas exposições e workshops internacionais nos mais diversos paises, tais como EUA, México, Alemanha, Itália, Hungria, Cingapura, Paraguai, Chile, Argentina entre outros.

     Em 2003 recebeu o Prêmio de Melhor Ação Cultural em Artes Visuais, pela realização da I Quadrienal Internacional de Aquarela, outorgado pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.

     O Dia Mundial da Aquarela é comemorado há nove anos. Em 25 de outubro de 2005 por iniciativa do núcleo de aquarelistas e apoiado pelo vereador Aurélio Nomura - PV (Projeto de Lei 127/05) ficou inserido no calendário oficial do município de São Paulo o dia mundial da aquarela comemorado todo dia 23 de novembro.

     Em 2006 no processo de maturidade do Núcleo de Aquarelistas surge a A.B.A. - Associação Brasileira de Aquarela e da arte sobre o papel como força institucional.



PROJETO RIO PARAÍBA DO SUL


Reprodução


Bacia do Rio Paraíba do Sul no Estado de São Paulo


Foto - reprodução




Objetivo geral
A ação do Rio Paraíba do Sul na totalidade do planeta

Objetivo específico
Buscamos o interesse sobre o rio Paraíba do Sul pelo elemento água ser fundamental ao planeta e ao homem - sendo a água o constituinte básico do nosso processo criativo a aquarela.
Realizado em caderno de artista que apresenta o contexto do processo criativo do percurso individual de cada artista.



Reprodução


2009

Primeiro semestre
     março - Paraibuna (a 125 km de São Paulo)
     maio - Guararema (a 55 km de São Paulo)

Segundo semestre
     novembro - Cunha (a 225 km de São Paulo) - Dia Mundial da Aquarela

2010

Primeiro semestre
     março - Pindamonhangaba (a 146 km de São Paulo)
     maio - Taubaté (a 130 km de São Paulo)



Aquarela - Eddy Tricerri


P A R A I B U N A


O rio, a revoada de garças, a cidade encantada no tempo.
Água, aquarela, poesias surgindo, amigos ensimesmados na alegria do encontro.
Acolhida generosa, alegre, transformada em festa–exposição.
Vernissage caipira; pão caseiro, queijo e nozinhos de muzzarella, bolinhos quentinhos, biscoitos, sequilhos, bananinhas, doces mil; sucos, pinga, caipirinhas.
A música nostálgica do piano numa mostra linda coroando um trabalho dedicado ao amor á água e à aquarela.

EDDY TRICERRI






VOLTA SOBE
FICÇÕES - Porque a vida não basta