Home Catálogo Editora Na mídia Originais Lista de preços Escritório do editor Contato Compra de livros Escritório do editor Escritório do editor Fricções Siga a Ficções no Twitter
Ficções Editora
C A T Á L O G O

SOL ENTRE NOITES
WHISNER FRAGA
Romance


ISBN: 9788562226120
Formato: 14 X 21 cm
Páginas: 88
Ano: 2011
Peso: 145 gr
Projeto gráfico: Alonso Alvarez
Foto da capa: (Abstrato) Ângela Silva

Capa
PREÇO DE CAPA:

R$ 19,00

Comprar já!



LEIA O PRIMEIRO CAPÍTULO

IMAGENS DA CAPA: FRENTE | 4ª CAPA | ABERTA
SOBRE O AUTOR

Bookmark and Share



Reprodução





LANÇAMENTO
Dia 4 de outubro, terça-feira, 19h
LIVRARIA DA VILA - LORENA
Alameda Lorena, 1731 – São Paulo – SP
(11) 3062-1063

> | Veja o convite aqui |

quele que deixa sua pátria enfrenta questões muito mais profundas do que as geográficas. O imigrante se defronta, muitas vezes, com uma nova língua, com um clima diferente daquele a que se acostumou durante toda a vida, com uma vegetação estranha, e satisfazer suas necessidades mais básicas se torna um desafio. Sol entre noites aborda a perda de identidade, o processo de transformação de um ser humano em um apátrida. Este romance dá continuidade ao tema abordado no emblemático Abismo poente, de Whisner Fraga e ao estilo radical do autor, que leva as figuras de linguagem às últimas consequências, sem deixar de lado uma história sedutora, que tem como pano de fundo a Operação Litani, durante a qual milhares de libaneses foram exterminados, em 1978.

Com a história da imigração libanesa para o Brasil como ponto de partida, o autor discorre sobre diversas formas do sentir-se estrangeiro. É a solidão forçada: a guerra, a ambição, a curiosidade, expulsam o homem de seu conforto. Youssef, Malika, Helena, Hanni, Afif, criaturas à procura de si próprias. A poesia entoada neste Sol entre noites enobrece a prosa, tornando-a uma combinação primorosa de sofrimento e delicadeza.





SINOPSE


 
LEVA AS FIGURAS DE LINGUAGEM ÀS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS, SEM DEIXAR DE LADO UMA HISTÓRIA SEDUTORA, QUE TEM COMO PANO DE FUNDO A OPERAÇÃO LITANI, DURANTE A QUAL MILHARES DE LIBANESES FORAM EXTERMINADOS, EM 1978
 

hisner Fraga lança um tema em Sol entre noites, mas cabe ao leitor decidir se irá encará-lo como proposto, ou se, diante de tal jornada, escolherá dividir-se para encarar as – e trafegar pelas – bifurcações que encontrar pelo caminho. Porque esta trama – emaranhada em uma pontuação que indica o ritmo, como se fosse a batuta do maestro cadenciando o silêncio ao ar – requer a entrega de quem não apenas abre o livro e coloca os olhos nas palavras, mas também daquele que mergulha nas páginas a ponto de se misturar a elas. O tema, a imigração libanesa no Brasil, já foi abordado pelo autor em seu emblemático Abismo poente, também publicado pela Ficções Editora, em 2009. Porém Sol entre noites não é apenas a continuação. Há na sua identidade o peso que o ser humano carrega ao ser alvejado pelo sentimento de não pertencer, e não apenas a um país. Este livro não é continuação... Deleita-se na continuidade.

Sol entre noites é uma coletânea de olhares imigrantes. Também são olhares dos que se descobrem estrangeiros às suas origens, a si mesmos, aos seus afetos e às suas vitórias.

Helena, personagem a quem o autor permite transitar por vários dos seus escritos, leva-nos pela mão, enquanto a trama é desenvolvida. Porém não há como determiná-la mulher de corpo presente na história de outros personagens. Para mim, Helena poderia muito bem ser cria da imaginação dos personagens agoniados com as próprias inquietações, tornando-se aquela que tudo observa, escuta, mas que jamais interfere nas decisões ou altera desfechos. Um misto de céu e inferno, o silêncio aos berros, o reflexo no reverso da verdade.

Neste livro, às vezes o que parece certo, determinado, mostra-se uma variação de um sonho, de um apego. Mostra-se plural, e em tantos aspectos que o leitor se perde na poesia que embala a prosa. Porém ele se perde com gosto, para encontrar-se logo adiante.

A realidade é detalhada por meio de metáforas, o que salienta o que dói e o que regozija. A busca é por reconstruir a origem, reconhecer-se nela e, mediante o insucesso, reencontrar-se com a origem adotada, engoli-la, visto que outra opção já não existe. Há uma urgência ferina em decidir quem se é no mundo.

Enquanto discorre sobre os costumes, sobre a forma como os libaneses enxergam, encaram a religião, as ligações familiares, as tradições, o sexo, a lógica, o autor aprimora a sua capacidade de envolver o leitor com a fragilidade eminente em cada certeza. Neste livro, como na vida, nem sempre amor é amor, justiça é justiça, desejo é desejo. Nem sempre o que o autor nos conta é definitivo, cravado no fato. Em alguns momentos, tudo se mistura, e de tal forma que o que sempre nos foi apresentado como intocável deita a cabeça nos nossos ombros.

Whisner Fraga resume a inquietação que permeia Sol entre noites: [eu queria me nutrir com algo que viesse a um só tempo de mim e da terra, algo que fosse cooperativo e mundano, coletivo e imperscrutável.] A inquietação – que também é desejo cravejado de urgências – de caber, de pertencer, de se identificar. De não estar só na sua condição de imigrante da vida.





ORELHAS
Carla Dias (Escritora)


 
A REALIDADE É DETALHADA POR MEIO DE METÁFORAS, O QUE SALIENTA O QUE DÓI E O QUE REGOZIJA. A BUSCA É POR RECONSTRUIR A ORIGEM, RECONHECER-SE NELA E, MEDIANTE O INSUCESSO, REENCONTRAR-SE COM A ORIGEM ADOTADA, ENGOLI-LA, VISTO QUE OUTRA OPÇÃO JÁ NÃO EXISTE. HÁ UMA URGÊNCIA FERINA EM DECIDIR QUEM SE É NO MUNDO
 

Primeiro capítulo



LEIA O PRIMEIRO CAPÍTULO

No READOZ

Proac





PRÊMIO

Reprodução





Entrevista
Rádio UFMG Educativa
Falando de livros

Whisner Fraga
nasceu em Ituiutaba, no interior mineiro, em 1971. É engenheiro e escritor. Participou de inúmeras antologias literárias, frutos de premiações em concursos literários. Tem contos publicados na Revista E, do SESC, na Cult, e no jornal Correio Braziliense. Seu livro A cidade devolvida foi destaque da revista Bravo! Escreveu resenhas literárias para o Jornal do Brasil, Estado de Minas e Rascunho. Foi resenhista do site Leia Livro, apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Seu romance As espirais de outubro foi finalista do I Prêmio SESC de Literatura e premiado pela União Brasileira de Escritores – RJ em 2004. Venceu também o concurso PAC, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e foi editado pela Nankin Editorial, em 2007. Abismo poente foi vencedor do PAC 2008 – as narrativas i, iv e vi foram premiadas, respectivamente, nas edições de 2006, 2007 e 2008 do Concurso Luiz Vilela, um dos prêmios literários mais importantes e disputados do país.

O autor no:
Site do autor
Blog
Twitter
Facebook


O AUTOR

Reprodução

PARA COMPRAR A VERSÃO EM PAPEL
DIRETO DA EDITORA FICÇÕES

preço de capa: R$ 19,00
     Sacola

Pague com o PagSeguro UOL

SOL ENTRE NOITES, de Whisner Fraga


Compre direto da editora, frete grátis (exclusivamente pela editora), e pague de forma segura e rápida pelo PAGSEGURO UOL: cartão de crédito, débito ou boleto.
Clique no botão abaixo:




À VENDA TAMBÉM NAS MELHORES LIVRARIAS
O preço é definido pela livraria de sua preferência

Clique aqui para comprar na Livraria Cultura

Clique aqui para comprar na Livraria Saraiva

Clique aqui para comprar na Livraria Siciliano


Clique aqui para comprar na Livraria Martins Fontes

Clique aqui para comprar na Livraria da Travessa

Clique aqui para comprar na Livraria Leonardo da Vinci

Clique aqui para comprar na Livraria BookStop

Clique aqui para comprar no Buscapé

Ou em uma livraria perto de você.


Marcadores



VOLTA SOBE
FICÇÕES - Porque a vida não basta