Home Catálogo Editora Na mídia Originais Lista de preços Escritório do editor Contato Compra de livros Escritório do editor Escritório do editor Fricções Siga a Ficções no Twitter
Ficções Editora
C A T Á L O G O

abismo poente

Whisner Fraga

Romance

ISBN (PAPEL): 9788562226045
Formato: 14 X 21 cm
Páginas: 112
Ano: 2009
Peso: 185 gr
Projeto gráfico: Alonso Alvarez
Foto da capa: Vicente Jr.

Capa

IMAGENS DA CAPA: FRENTE | ABERTA
SOBRE O AUTOR

Bookmark and Share




LEIA UM TRECHO





Abismo poente é uma narrativa ou um conjunto de contos sobre a imigração libanesa para uma pequena cidade do interior mineiro. É por meio de impressões e lembranças do narrador, mediadas pela personificação do exótico, do estrangeiro, do diferente, representados por Helena e Afif, que o leitor começa a compreender uma história de preconceitos e de incompreensões. A obra está dividida em nove partes, construídas de maneira que podem ser lidas em seu conjunto, como um romance ou individualmente, como um livro de contos. Algumas narrativas foram premiadas em importantes concursos literários e, a priori, não são inéditas, pois figuraram em antologias oriundas destes certames. Entretanto, estes textos, agora reapresentados em "Abismo poente", aparecem revisados e profundamente modificados. As nove histórias aqui reunidas foram agraciadas com um prêmio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e é graças a este incentivo que o livro chega ao leitor. O autor da obra não é nenhum iniciante em literatura e neste seu sexto livro insere definitivamente seu nome entre os bons escritores contemporâneos de nosso país.

SINOPSE



A OBRA ESTÁ DIVIDIDA EM NOVE PARTES, CONSTRUÍDAS DE MANEIRA QUE PODEM SER LIDAS EM SEU CONJUNTO, COMO UM ROMANCE OU INDIVIDUALMENTE, COMO UM LIVRO DE CONTOS.


PRÊMIO LUIZ VILELA
As narrativas i, iv e vi foram premiadas no Concurso Luiz Vilela
em 2006, 2007 e 2008, respectivamente.

PRÊMIOS





Li há pouco tempo o Abismo poente e me impressionei com o vigor da linguagem. Ou melhor, com o efeito da linguagem, que me pareceu uma prosa muito poética, dilacerante e, ao mesmo tempo, com um grande poder de convencimento. Influências não são maléficas, e sim necessárias, sobretudo quando um autor encontra uma voz própria, como é o seu caso. No conto que me enviou, bem como nesse relato, percebi algo da prosa de Raduan, mas num tom que é seu, como deve ser o estilo de cada narrador de ficção. Parabéns pelo livro.

Milton Hatoum, escritor





Whisner Fraga fez em Abismo poente um texto híbrido, que reúne memória, poesia e ficção num ritmo digressivo lento e musical, para reconstruir a experiência da imigração e do preconceito, no contexto de uma pequena cidade no interior de Minas Gerais. (...) A voz do narrador se mistura com as de Helena e Afif, irmãos que fazem o contraponto das lembranças desencantadas - ainda que se desdobram como os motivos de uma tapeçaria oriental.

Reynaldo Damazio, Guia da FOLHA





A prosa de Whisner Fraga me prende pelo ritmo a ela inserido e pela capacidade do escritor de dizer a realidade crua, e muitas vezes dolente, sem comprometer a vontade do leitor em continuar a jornada que está sendo contada. A destreza com que ele aborda a realidade com metáforas ora cândidas e ora pungentes, é o que o torna um contador de histórias que não teme o desconhecido, nem da trama, tampouco da linguagem que lhe serve de ferramenta. Abismo Poente é um livro de belezas intrínsecas, pois é preciso se permitir embrenhar pela poesia constante nessa prosa que tem como cenário a imigração libanesa a uma cidade do interior mineiro, e um apanhado de preconceitos, de desejos, de faltas e de solidão. Dizer a realidade não é algo fácil de ser feito. E ao artista foi concedido o amparo da imaginação para fazê-lo sem se render aos infortúnios ou se encantar falsamente pelos deslumbres. Viajar pela realidade na prosa com tanta profundidade requer um quê de poesia que Whisner Fraga cultiva a cada página dessa obra, colocando em palavras do desespero ao esvaziamento, sem esmaecer o texto. Abismo Poente, da forma como chegou a mim, durante a leitura, retrata a miséria mais difícil de ser contornada: a que aflige a alma. A impressão que tive é que poderia colocar os personagens em uma mesma sala e, ainda assim, eles não alcançariam um ao outro, não perceberiam outra presença que não a de suas auguras. Se há um autor capaz de falar sobre essa miséria de forma tão clara e bela, é Whisner Fraga.

Carla Dias, escritora





ABISMO POENTE: rancor e remorso no sol da memória - Abismo poente é essa tonalidade suspensa que o leitor pode puxar e transformar num sussurro delirante ou num grito, marcados pelo ritmo da prece, da encenação dramática, massa forjadora de um novo amanhã, da esperança sustentada pelo vão de um mundo em ruínas.

Gilberto G. Pereira, Leituras do Giba





Numa fascinante narrativa o livro conta a historia sobre imigração de libaneses para o interior de Minas Gerais, saga da qual o escritor Whisner Fraga garimpou farto material para uma literatura de primeira qualidade. Possuidor de um singular talento literário e uma extrema capacidade de pesquisa e abnegação, Whisner Fraga impressiona pela força das palavras e frases convincentes. Nesse pano de fundo insere um interessante drama passional e com isso se imiscui na intimidade de toda uma família. Neste contexto, o autor esbanja criatividade, numa linguagem vigorosa e maravilhosamente poética. Com Abismo poente Whisner Fraga se insere definitiva e precocemente no rol dos grandes escritores.

Enio Eustáquio, Presidente da ALAMI





Whisner Fraga é um dos melhores escritores surgidos nos últimos anos no Brasil. Um escritor que não cede às facilidades e que está construindo uma obra merecedora de todo elogio e respeito. E prova disto é este novo livro, Abismo poente, publicação da Ficções Editora, de São Paulo, uma narrativa envolvente e também apaixonante.

Álvaro Alves de Faria, rádio Jovem Pan





Uma nova, intrigante e as vezes incoerente maneira de contar um conto. Ficção pura, de fino gosto e trato. O autor, engenheiro redimensionava a viagem de uma boa e nada fácil leitura. Deliciosamente maluco.

Ralph Peter, Livros em Revista





Então, percebi. Anulei todos os meus sentidos. Apaguei minha memória. Deixei minha mente afundar nela mesma, pois é isso que as narrativas de Abismo Poente exigem. Whisner Fraga exige silêncio absoluto. A mente precisa estar branca e rasa, não aquietada de tudo, pois o que resulta da leitura de cada uma das pequenas pérolas de Fraga é a combustão reflexiva e imaginativa, fazendo pequenas áreas empoeiradas do cérebro acordarem e pulsarem freneticamente...


Homero Gomes, escritor

Abismo Poente de Whisner Fraga exige silêncio absoluto







VERSÃO INGLÊS






Whisner Fraga nasceu em Ituiutaba, no interior mineiro, em 1971. É engenheiro e escritor. Participou de inúmeras antologias literárias, frutos de premiações em concursos literários. Tem contos publicados na Revista E, do SESC, na Cult, e no jornal Correio Braziliense. Seu livro A cidade devolvida foi destaque da revista Bravo! Escreveu resenhas literárias para o Jornal do Brasil, Estado de Minas e Rascunho. Foi resenhista do site Leia Livro, apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Seu romance As espirais de outubro foi finalista do I Prêmio SESC de Literatura e premiado pela União Brasileira de Escritores – RJ em 2004. Venceu também o concurso PAC, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e foi editado pela Nankin Editorial, em 2007. Abismo poente foi vencedor do PAC 2008 – as narrativas i, iv e vi foram premiadas, respectivamente, nas edições de 2006, 2007 e 2008 do Concurso Luiz Vilela, um dos prêmios literários mais importantes e disputados do país.

O autor no:
Site do autor
No Facebook

Áudios:

Trecho inicial

Leitura do trecho incial do primeiro
capítulo por Whisner Fraga. | Veja |

Vídeos:

YouTube

Leitura de trechos com as atrizes
Christiane Tricerri e Martha Nowill,
na Livraria da Vila. | Veja |

YouTube

Vídeo sobre o livro. | Veja |


Outras obras do autor:

:: Lúcifer & Outros Subprodutos do Medo
:: Coreografia de Danados
:: Moenda de silêncio, com Ronaldo Cagiano
:: Sol entre noites
:: Cidade devolvida, A
:: Espirais de outubro, As

O AUTOR

Reprodução


PARA COMPRAR O LIVRO
Abismo poente

Escolha uma opção abaixo.



VERSÃO PAPEL
PAGUOL / FICÇÕES EDITORA

Compra na editora + frete grátis + envio imediato! Clique no botão ao lado: rápido, fácil e seguro!

Clique aqui para comprar no Submarino

Clique aqui para comprar na Livraria Cultura







Clique aqui para comprar na Livraria Travessa

Clique aqui para comprar na Livraria Martins Fontes


TAMBÉM NAS MELHORES LIVRARIAS
Ou encomende em qualquer livraria.



VOLTA SOBE
FICÇÕES - Porque a vida não basta